Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS

- Copa São Paulo de Futebol Júnior (janeiro);
Campeonato esportivo de futebol envolvendo as categorias de base dos clubes brasileiros, incluindo o interior paulista e o MAC (Marília Atlético Clube), que costuma ser cidade-sede da competição.
 
- Bloquinhos de Carnavais da Prefeitura (fevereiro);
Eventos carnavalescos de rua, com trio elétrico e apresentações temáticas, sempre com entrada franca. Costuma ocorrer na avenida das Indústrias ou Ginásio Municipal “Neusa Galetti”. Diversos bairros e clubes do município também promovem seus bailes carnavalescos.
 
- Exposição das Orquídeas (de 31 de março a 02 de abril);
Evento expositivo organizado pela Asom (Associação de Orquidófilos de Marília) e conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. A exposição costuma reunir mais de 10 mil visitantes e acontecia tradicionalmente no Espaço Cultural e Lazer “Ezequiel Bambini”.
 
- Noite dos Pioneiros de Marília (abril);
Evento ocorre em homenagem à história de Marília e é promovido pela Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal. Costuma ser realizado no Teatro Municipal, com várias apresentações.
 
- Desfile de Aniversário de Marília (4 de abril);
Evento que comemora o aniversário da cidade com desfile de várias escolas, entidades, Banda Marcial e atiradores do Tiro de Guerra, entre outros, na avenida Sampaio Vidal.
 
- Encenação da Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa – 7 de abril);
Evento teatral e religioso promovido pela Diocese de Marília no Parque do Povo, no bairro Nova Marília, e que tem o objetivo de encenar, com a participação de artistas voluntários, a Ressurreição de Jesus Cristo.
 
- Virada Cultural Municipal (1º e 2 de abril);
Evento realizado nos mesmos moldes da Virada Estadual, mas com recursos do Município e artistas locais. Dois dias de apresentações musicais, teatrais e de dança na avenida Rio Branco, ao lado do Museu de Paleontologia, com entrada gratuita.
 
- Japan Fest (20 a 23 de abril);
Evento promove a Cultura Japonesa e tem organização da Associação Nikkey Clube de Marília, em parceria com a Prefeitura de Marília e Governo do Estado de São Paulo. A festa reúne diversas atrações e comida típica, e ocorre anualmente na sede campestre do Nikkey, na zona Norte da cidade.
 
- Festa do Trabalhador (1º de maio);
Evento que costumeiramente acontece no feriado de 1º de maio (Dia do Trabalhador) na avenida das Indústrias, região Central, com vários shows, sob a responsabilidade do movimento sindical.
 
- Costela Fogo no Chão da Apae (maio);
A Costela no Fogo de Chão de Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Marília é um almoço solidário acompanhado de diversas atrações musicais.
 
- Undokai (1º de maio);
Com quase 70 anos de tradição, a gincana é promovida pela Associação Cultural e Esportiva Okinawa de Marília no feriado do Dia do Trabalhador.
 
-Festa na Roça (07 de maio);
Evento realizado pelo Sítio Olho D’Água, em parceria com a empresa Café Dona Santina e Prefeitura de Marília, e reúne gastronomia diversificada e comida típica da roça.
 
- Missa de Corpus Christi (junho);
Corpus Christi é uma festa que faz parte do calendário católico desde o século XIII e foi criada com o intuito de celebrar a realização do sacramento da eucaristia. Em Marília, a Diocese promove o evento no estádio de futebol Bento de Abreu Sampaio Vidal, o “Abreuzão”.
 
- Festa Junina do Nikkey e eventos pela cidade (junho e julho);
A Associação Nikkey Clube de Marília realiza anualmente uma grande festa junina, acompanhando os diversos eventos típicos dessa época do ano que acontecem por toda a cidade.
 
- Festival Internacional em Danças (julho);
O Festival Internacional Marília em Danças é uma parceria entre a Uirapuru Produções e Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem a coordenação artística de João Pirahy. Realizado anualmente no mês de julho, o festival contempla todas as linguagens da dança e está entre os mais importantes do país.
 
- Semana Jovem da Diocese de Marília (julho);
Promovido pela comunidade católica, a Semana Jovem Marília tem o objetivo de promover encontros das pessoas com o amor de Deus e mobiliza o Setor da Juventude da Diocese. O evento costuma ser celebrado na Matriz de Santo Antônio.
 
- Festival da Primavera – Bon Odori (setembro);
O Nikkey de Marília, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promove o Bon Odori - Festival da Primavera. Com muitas atrações para o público, como danças, taikô, karaokê e gastronomia, o evento tem entrada franca e acontece na sede campestre do Nikkey Marília.
 
- Parada da Diversidade de Marília (setembro);
A Parada da Diversidade reúne milhares de pessoas na avenida Sampaio Vidal, no Centro de Marília. O evento conta com uma programação diversificada, inclusive com discussões sobre a importância de políticas públicas para LGBTQIA+s e apresentações musicais.
 
- Marcha para Jesus - Igrejas Evangélicas (setembro);
Com apoio da Prefeitura de Marília e realização do Tô Salvo Podcast, a Marcha para Jesus forma concentração na Praça São Bento (rua Sergipe). Um trio elétrico, com banda ao vivo, costuma realizar o seguinte percurso no Centro da cidade: Início rua Sergipe, percorrendo a avenida Nelson Spielmann, rua 9 de Julho, seguindo a avenida Sampaio Vidal, rua Coronel Galdino de Almeida, rua São Luiz e rua Campos Sales, retornando para a avenida Sampaio Vidal, onde acontece o encerramento.
 
- Feira da Bondade da Apae (setembro);
Com entrada franca, a Apae de Marília realiza a Feira da Bondade, que une lazer e cultura com a ação social para ajudar no financiamento dos projetos de atendimento.
 
- Festival Gastronômico de Marília (outubro);
Evento é realizado pelo Marília e Região Convention & Visitors Bureau e pelo SinHoRes (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília), com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. Além da gastronomia ofertada através de pratos temáticos, o festival promove uma ação social em prol de entidades locais.
 
- Afrofest (novembro);
Marília Afrofest é um evento cultural gratuito, de moda e beleza do Interior do Estado de São Paulo. A programação é alusiva à cultura negra, além de concursos, desfile infantil, workshop na área de beleza, brinquedos infláveis para a garotada e serviço de bar. Em 2022, o evento aconteceu no ginásio de esportes do Sesi, na zona Sul.
 
- Circuito Sesc de Artes (segundo semestre);
O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Em Marília, a programação gratuita ocorre na praça “Maria Izabel”.
 
- Natal Iluminado e Caravana Coca-Cola (dezembro).
O Natal Iluminado enfeita os corredores comerciais do Centro da cidade com luzes e decoração temática. Uma das atrações é a passagem das carretas decorativas da Coca-Cola, que cruzam as principais ruas de Marília com canções natalinas.