Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

CURIOSIDADES

  • Estação Rodoviária de Marília: Inaugurada em 1938, sendo a primeira Rodoviária do Brasil. Ela ficava na confluência das Ruas Espírito Santo (hoje Rua Armando Salles de Oliveira), Carlos Gomes e Avenida Mauá (atual Avenida Tancredo Neves).
  • MAC – Marília Atlético Clube: Fundado como Esporte Clube Comercial, que não teve o sucesso esperado pelos torcedores. O nome de Comercial foi mudado para MAC – Marília Atlético Clube em julho de 1947 em uma assembleia, hoje o time que representa a cidade em torneios estadual e federal de futebol.
  • 2ª Guerra Mundial: Vinte e sete marilienses se juntaram ao Exército, na FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a 2ª Guerra Mundial, na Itália. Eles mostraram bravura, mas um deles se destacou – Cabo Marcílio Luís Pinto, que recebeu a medalha “Silver Star”, por ato de bravura, concedida pelo Exército Americano, pelo General Mark Clark. Os demais foram agraciados com medalha da Cruz de Combate de Segunda Classe.
  • O primeiro arranha-céu construído em nossa cidade foi o Edifício Ouro Verde, em 1951, e que foi totalmente comercializado em um único dia.
  • Santa Casa de Marília: O primeiro Diretor foi o médico Carlos de Moraes Barros, neto do então Presidente do Brasil, Prudente de Moraes. Quem o contrato foi Bento de Abreu Sampaio Vidal.
  • TAM Linhas Aéreas S.A.: A maior empresa aérea do país, foi fundada em Marília. Ela surgiu como TAM (TAXI AÉREO DE MARÍLIA) em 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso.
  • Bradesco: O segundo maior banco do país, foi fundado em 1943 em Marília, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos. O primeiro caixa eletrônico do Brasil foi instalado em Marília, pelo Bradesco.
  • Guiness Book – o Livro dos Recordes: Marília está inserida no Guiness Book. O feito foi conquistado em abril de 1992, pela Encarnação Olivas e Garcia Pacheco, a Vó Nena, que aos 81 anos se tornou a pessoa mais velha a saltar de paraquedas no mundo.
  • O atleta mariliense Tetsuo Okamoto recebeu a 1ª medalha Olímpica em Natação, nas XV Olimpíadas, em 1952, em Helsinque, Finlândia.