Confira as últimas novidades da Secretaria de Turismo de Marília

Sexta, 28/04/2023
Marília vive um novo momento dentro do setor de Turismo, com a comemoração dos 30 anos da descoberta do primeiro fóssil – exposto no Museu de Paleontologia, sob a coordenação do paleontólogo William Nava –, a expansão do ciclismo, estudos para implantação de um mirante na Serra de Avencas (região distrital), projeto da “Rota das Capelas”, em parceria com Ocauçu, instalação de réplicas de dinossauro e outras novidades no Bosque Municipal (em fase de orçamentos e licitação) e proposta de formalização de 12 rotas que vão compor a trilha do Vale dos Dinossauros, entre outras iniciativas.
De acordo com a secretária-adjunta de Turismo, Fernanda Violante, o convênio da rota ciclística do Vale dos Dinossauros foi assinado entre a Prefeitura de Marília e Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, incluindo a sinalização e pontos de encontro, de apoio e de check-in, além dos achados paleontológicos.
“O projeto é 100% financiado com recursos estaduais, aproximadamente R$ 470 mil, e a proposta envolve as 12 principais rotas como um produto turístico, a fim de atrais mais praticantes. O convênio está em fase de publicação do edital”, explicou.
A Secretaria de Turismo também apoia as iniciativas dos parceiros Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília) e Marília e Região Convention Bureau, sempre com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), sob a presidência de Ivan Evangelista Junior. Um dos exemplos é o 1º Festival de Café da Manhã de Marília, juntamente com a rede hoteleira.
“Em breve teremos a realização da quarta edição da Festa na Roça, promovida pelo Sítio Olho D’Água, no bairro Maracá, e com apoio da Prefeitura. Na região Norte, recentemente, a Secretaria de Limpeza Pública atendeu nosso pedido e providenciou a limpeza de uma área ambiental que estava cheia de entulhos e lixo em Padre Nóbrega. A área fica nas proximidades do equipamento turístico Fazendinha Caminho da Roça. Também apoiamos a realização do rapel no dia do evento da Caravana dos 20 anos da TV TEM. A atividade aconteceu no prédio do Museu de Paleontologia”, detalhou a secretária-adjunta de Turismo, Fernanda Violante, que também frisou a importância do Comtur em todas as iniciativas turísticas do município.

Cicloturismo

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, constatou uma tendência de mais adeptos ao cicloturismo na cidade. O corpo técnico da pasta informou que um grupo local de ciclistas já registrou um pico mais de 3 mil praticantes. Um dos grupos praticantes é conhecido, no dito popular, como “Fodões”.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, a Prefeitura já foi procurada por ciclistas com o intuito de discutir e conhecer um novo projeto dentro do segmento, que deverá ser chamado de “Rota das Capelas”. “Entraremos neste quesito no Turismo Religioso com uma iniciativa que vai agregar o passeio com o contexto histórico-cultural de Marília e região, bem como seus vales, arquiteturas de capelas desativadas e cachoeiras, entre outras belezas”, comentou.
Por Marília ter uma geografia peculiar ao cicloturismo, com apoio e incentivo do Poder Público através das novas ciclofaixas e outros equipamentos, além de belezas naturais e fósseis de dinossauros encontrados nas áreas adjacentes hoje exploradas pelos ‘bikers’, o movimento cresceu consideravelmente, principalmente durante e depois da pandemia da Covid-19.
Em breve, a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico vai divulgar o planejamento e ações dos novos projetos envolvendo o cicloturismo, inclusive, com abertura para a acessibilidade e mobilidade reduzida, juntamente com pessoas com deficiências físicas e cadeirantes.

Instagram do Turismo Marília

Todas as informações sobre os projetos, eventos e iniciativas turísticas marilienses são divulgadas em tempo real pelo Instagram: @turismomarilia.